História - O melhor do bairro de Alípio de Melo, Belo Horizonte, MG

 HISTÓRIA DO BAIRRO ALÍPIO DE MELO

       O Alípio de Melo é um bairro da região pampulha de Belo Horizonte, Minas Gerais, criado a partir do loteamento da antiga Fazenda São José, pertentence ao coronel Alípio de Melo. O nome foi uma homenagem à família e também à tradição operária de seis cooperativas que, em 1976, em convênio firmado com o Banco Nacional da Habitação (BNH), construíram o Conjunto Habitacional Alípio de Melo.


       As ruas entituladas com nomes de profissões relembram a origem operária do Alípio de Melo e nos remete à época da sua criação, em que a Avenida Abílio Machado se chamava Estrada de Contagem.


       Até o final da década de 80 ainda era possível encontrar vacas e outros pequenos animais em fazendas próximas. Atualmente, o bairro abriga uma infinidade de pontos comerciais e de serviços.
 

       Suas principais vias são as avenidas Abílio Machado, Tancredo Neves e Avenida Heráclito Mourão de Miranda (Belo Horizonte) que se tornaram importantes corredores de tráfego da capital, recebendo um fluxo diário de 27 mil veículos, nos dois sentidos. O Alípio de Melo faz divisa com os bairros Castelo, Manacás e Glória.
 

       Para você melhor se localizar no bairro Alípio de Melo é intererssante saber que ele pode ser dividido em duas regiões: uma que possui vias com nomes de profissões como as ruas dos Médicos, dos Veterinários, dos Construtores e dos Economistas, e a outra em que as vias possuem nomes de aves, como as ruas Toutinegra, Marianita, Uirapiana e Tiês. E outras como a Atobás, muito interessante que os Atobás parecem nomes de árvores, mas são aves de médio a grande porte.