Bloquinhos de rua fazem aquecimento para o carnaval em Aracaju
- Notícias - O melhor do bairro de Siqueira Campos, Aracaju, SE

quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018
      

Bloquinhos de rua fazem aquecimento para o carnaval em Aracaju

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os bloquinhos de rua começaram a aquecer os foliões para o Carnaval e seguem neste fim de semana com desfiles em diversos pontos da capital. Existem diversas opções para toda a família curtir a prévia carnavalesca durante o dia ou a noite. A programação conta com blocos, shows em palcos, arrastões e concursos. A solidariedade marca presença na festa e contagia os foliões. Muitas opções são gratuitas e para adquirir a camisa do bloco ou acesso a festa é necessário apenas doar alimentos para instituições beneficentes.
 

Mamãe Quero Beber

O bloco ‘Mamãe Quero Beber’ cresceu e neste ano se transformou no ‘Encontro Cultural de Ritmos do Bugio’, que será realizado neste domingo (4) com concentração a partir das 9h na Praça Minervino Silva, no Conjunto Bugio em Aracaju. A festa vai reunir diversas atrações do axé, pagode, frevo e MPB e vai fazer ainda um alerta a prevenção ao vírus HIV. O abadá é gratuito e a organização solicita apenas a doação de dois quilos de alimentos para serem doados a Casa de Apoio Bom Samaritano.
 
“Estamos felizes por ampliar o bloco durante todo o dia promovendo um festival que valoriza os artistas da região. Dentro da programação vamos ter apresentação da banda Aruana, arrastão com uma banda de pagode e orquestra de frevo. Vai ser muito divertido e ninguém pode perder”, convida a organizadora Edna Pinheiro.
 
Além de manter a tradição da folia momesca, a organização prepara uma campanha de prevenção ao vírus HIV e vai arrecadar alimentos para a Casa de Apoio Bom Samaritano que acolhe soropositivos.  “A Casa faz um trabalho muito bonito e é pouco conhecida. Aproveitamos o momento para fazer um alerta a população contra a contaminação do HIV e incentivando as pessoas a usarem preservativos com o apoio de Almir Santana. Vamos mostrar o trabalho realizado pela instituição que ajuda a dezenas de pessoas mas ainda é pouco conhecida pela população. Precisamos valorizar e colaborar de alguma forma para que o trabalho continue”, explica.
 
O bloco vai desfilar dentro do Encontro Cultural de Ritmos do Bugio pelo 11º ano consecutivo. “O bloco Mamãe Quero Beber começou em 2007 durante uma brincadeira entre amigos ruas do bairro. Foi fundado por Zezinho do Bugio que iniciou o projeto com o objetivo de resgatar a cultura das tradicionais manchinhas de carnaval e levar alegria para público de todos idades. Este ano está ainda mais especial e ninguém pode perder”, promete Edna Pinheiro.
 

Carro Quebrado

O tradicional Carnaval do Carro Quebrado começa a partir das 19h desta sexta-feira (2) e segue até o sábado (3). A festa, que é realizada pela Confraria do Carro Quebrado e comunidade do Bairro São José, é conhecida por abraçar os artistas da terra e por um carnaval familiar e pacífico. Este ano os festejos serão realizados em um espaço mais ampliado, desde o Largo do Carro Quebrado até a avenida Hermes Fontes. A folia ocorre na capital desde 2006 na Avenida Edézio Vieira de Melo, no trecho entre as ruas Zaqueu Brandão e Gonçalo Prado Rollemberg, espaço denominado Largo Carro Quebrado.
 
A programação deste ano conta com shows de: Os Indomáveis do Frevo, Orquestra Topazio, Orquestra Los Guaranis, Orquestra Geração do Frevo e Medeiros e Orquestra.

 

Carnaval do Inácio

Kinho Farreiro, Paulo Lobo, Banana Nativa, Ultra Samba e Banda de Percussão são as atrações do Carnaval do Inácio. A festa acontece no sábado (3), a partir das 15h, com concentração no Seo Inácio, que fica na Rua Cecinha Viera, nº 160. A festa é gratuita e as bandas vão se apresentar em um mini-trio que vai circular pelo bairro.

 

‘Só se fico se você não só se for’

O bloco ‘Eu só se fico se você não só se for’ é um dos projetos do Instituto Hélvio Dória Maciel Silva (IHDMS), que tem como objetivo valorizar e preservar as tradições e espera os foliões fantasiados . A edição 2018 acontece ocorre neste sábado (3), a partir das 16h, na rua Celso Oliva, nº 141. A proposta do bloco é resgatar a tradição artística dos antigos carnavais e levar para as ruas, os foliões saudosos – sem trios ou música mecânica.
 
Acompanhado por grupos de percussão e metais, o ‘Eu só se fico se você não só se for’ tem marcado o calendário da cidade, sempre uma semana antes do Carnaval. O grupo, que começou há 5 anos com 100 participantes, reuniu mais de 100 mil pessoas no ano passado, no Conjunto Inácio Barbosa. O evento contará com a banda Cajuína do Frevo e Burundanga, que vão executar repertórios com marchinhas e frevos da melhor qualidade.
 

Galo do Augusto Franco

O tradicional Galo do Augusto Franco será realizado no sábado com concentração na Praça da Avenida 5, a partir das 16h com Matinê comandada por Cissy Freitas, mas o Galo só começa a desfilar a partir das 18h com bandas de frevo. A banda Art Mania e apresenta às 20h e às 23h é a vez do grupo pernambucano Patusco.
 

Bloco Saudoso Tuca

O bloco Saudoso Tuca chega à sua 7ª edição como forma de homenagear o ‘Tuca do Siqueira Campos”, morador ilustre da região, que realizava trabalhos sociais. O tema deste ano é ‘Diversão com Solidariedade’. Além da diversão, o objetivo da festa é arrecadar alimentos, que serão distribuídos para famílias carentes de diversos bairros da capital sergipana. Para participar do bloco mais solidário de Sergipe, o folião deverá levar 2kg de alimentos não perecíveis e efetuar a troca pelo abadá.
 
Os alimentos deverão ser trocados a partir do próximo dia 2, das 8h às 19h, na Rua Bahia, n° 956, Siqueira Campos.
 
A concentração do bloco é a partir das 9h deste domingo (4) no bairro Siqueira Campos e será agitado pela banda Água de Cheiro.
 
 
 
 
Conteúdo Original: CINFORM