História - O melhor do bairro de Setor Garavelo, Aparecida de Goiânia, GO

História

O Instituto Consciência GO está em Aparecida de Goiânia, no Setor Garavelo. O Centro Educacional Cora Coralina que fica na Rua 10C, Quadra 93, Lote 34 e 35 é o local onde ocorrem as aulas, toda terça-feira, às 18h30 às 22horas.

Até o momento, o ICG executa o curso de Libras, sob coordenação pedagógica de Sandra Isabel Chaves e Apoio Local Maria José Ferreira de Carvalho Rosa. Até o final do ano, o planejamento estratégico prevê novos cursos na cidade.

O curso de Libras do ICG propõe qualificar profissionais para o ensino da língua brasileira de sinais, assim como, prepará-los para uma nova demanda do mercado de trabalho. O Projeto Pedagógico do curso está de acordo com a legislação brasileira (Lei nº 10436/2002 e Decreto n° 5626/2005), que dispõe do ensino de Libras, como disciplina, em nível médio e superior e a necessidade de docentes para a área.

Mais informações pelo e-mail sandrachaves@institutoconscienciago.com.br e pelo telefone 8538-3828.

Saiba mais, agora, sobre a cidade de Aparecida de Goiânia:

Aparecida de Goiânia está situada no Vale do Rio Meia Ponte e teve sua fundação datada de 11 de maio de 1922. Naquela oportunidade, houve a doação por parte dos expoentes fazendeiros locais, dentre eles, Abrão Lourenço de Carvalho, José Cândido de Queiroz, João Batista de Toledo, Antônio Barbosa Sandoval e Aristides Frutuoso, através de um alqueire de terra para a formação de um arraial.

 

Ficou a cargo de várias famílias a doação de material de construção, bem como a realização de esforços para a edificação da capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Assim, foi surgindo o povoado à sombra da igreja, como ocorreu com a maioria dos municípios goianos, com a denominação de Aparecida, nome recebido em homenagem à padroeira do local.

Os padres sediados em Campinas, atual bairro da capital do Estado, através de um processo evangelizador, conseguiram incutir nos primeiros habitantes do município o sentimento de religiosidade e acentuando-se a agregação social e religiosa, incrementando, conseqüentemente, a afluência crescente de novos habitantes. Esse fato explica como Campinas, e, posteriormente, Goiânia influenciaram decisivamente para o povoamento de Aparecida e principalmente pela ocupação espacial do município.

Através da Lei Municipal nº 1.295, de 19 de dezembro de 1958, aquele núcleo populacional foi elevado à condição de vila, com a denominação de Vila Aparecida de Goiás, como distrito pertencente ao município de Goiânia. No mesmo ano, pela Lei Municipal nº 1.406, de 26 de dezembro, o topônimo foi substituído para Goialândia, termo derivado de Goiânia e Hidrolândia, o qual não foi aceito pelos habitantes locais. A partir daí, o progresso não parou e a emancipação daquela vila não podia mais esperar. Assim, através da Lei Estadual nº 4.927, de 14 de dezembro de 1963, o distrito foi promovido à categoria de município, com a denominação de Aparecida de Goiânia.
Nas proximidades de Aparecida de Goiânia se dá o entroncamento das grandes rodovias que ligam o Centro-Oeste ao Norte e ao Sul do País e a porta de entrada para a grande Amazônia Brasileira, para onde está dirigido o grande fluxo populacional e ocupacional da atualidade.
Hoje, no município de Aparecida de Goiânia, ocorre uma significativa concentração de grandes indústrias, um comércio imobiliário bastante expressivo e uma atividade de prestação de serviços extremamente diversificada.

                                              A Festa de Maio

No mês de maio é comemorado o aniversário da cidade. Durante duas semanas é vasta a programação no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, espaço construído para as atividades sociais da cidade. Nesse período, acontece no local, a Feira da Indústria e Comércio, onde as maiores empresas do município têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços; o rodeio, com apresentações dos melhores peões do país, desfile cívico-militar e ainda grandes shows com renomados cantores e duplas nacionais.
O Rodeishow é a maior festa de rodeio do Centro-Oeste e além de proporcionar diversão aos aparecidenses, aquece a economia do município. Outro grande evento que faz parte da programação do aniversário, o desfile cívico-militar, que vem acontecendo nos últimos três anos, nas principais ruas do centro da cidade.
É um verdadeiro show de apresentações, onde é mostrado um pouco da história da cidade, os pioneiros, a tradicional Igreja da Matriz, tropas de várias cidades do interior goiano, carros antigos, as secretarias que compõem a Prefeitura, bandas de escolas municipais e estaduais e entidades, como Sesi, Associação Comercial, Lions. Em 2006, quando foi comemorado os 84 anos de Aparecida, a grande novidade foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no final do desfile.

Vocação para industrialização

Aparecida de Goiânia tem se destacado como um dos municípios mais promissores do Estado no que diz respeito a industrialização. A cidade conta com cinco distritos industriais, sendo quatro pertencentes ao município - DIMAG, DAIAG, Pólo Empresarial Goiás, Parque Industrial Aparecida e um particular, Cidade Empresarial.

Aparecida conta atualmente com cerca de 9 mil empresas cadastradas formalmente. O Pólo Empresarial Goiás conta com 76 alqueires e está localizado às margens da BR-153, próximo ao anel viário e tem capacidade de abrigar cerca de 150 empresas dos mais variados tipos, como metalurgia, alimentação, transporte, artefato de cimento, prestação de serviços, parque gráficos, entre outros.
O distrito industrial está sendo dotado de infra-estrutura, como, água, asfalto, energia elétrica. É dividido em módulos, separando as empresas conforme o gênero que atuam. O sistema viário é aberto a fim de facilitar o acesso a manobras de veículos de carga.
Grandes empresas já receberam áreas no pólo, como a Ki Jóia, Santa Edwiges, Bebidas Nova Era, Costa Brasil Atacadista; Granero Transporte; Vidro-Servic e Serviços, entre outras.

O intercâmbio comercial, em maior escala, é realizado com o município de Goiânia e com outros estados, tendo como principal meio de acesso a rodovia BR 153. Por seu turno, Goiânia é o principal centro consumidor de seus produtos extrativos e industrializados. Supermercados, armazéns, mer­cearias e semelhantes realizam o abastecimento interno.

Aparecida de Goiânia possui agências dos Correios e Telégrafos, milhares de telefones instalados, ônibus de percurso entre a Capital e a maioria das regiões do município, bastante asfalto e muitos bens e serviços públicos, existindo agências bancárias como o Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Itaú e outros.

fontes:
http://www.webbusca.com.br/pagam/aparecida_goiania/aparecida_goiania_fotos.asp
http://www.camaradeaparecida.go.gov.br/site/?pg=conheça_aparecida