Curiosidades - O melhor do bairro de Alvorada, Campos Elíseos, Flores., Manaus, AM

 

A origem do Alvorada é diretamente relacionada com a construção do hoje extinto Estádio Vivaldo Lima, já que o fundador do bairro foi um dos trabalhadores da obra, um indígena nascido no Peru chamado Cezar Najar Fernandes que viu na mata por atrás do Vivaldão um lugar para morar. “Fui eu que levei o pessoal para morar naquela terra atrás do Vivaldo Lima, que era só mato com pé de buriti. Eu fazia isso no fim de semana, na folga do trabalho”, conta “doutor” Cezar, como é mais conhecido.

Segundo ele, o bairro começou entre 1968 e 1969 e os primeiros moradores foram os próprios operários das obras do Vivaldão, além de algumas famílias que já viviam no lugar e pessoas vindas da “Cidade Flutuante”.

A história completa do Alvorada também é contada no livro “Da Palha ao Ouro, Alvorada Meu Tesouro”, de autoria de Janciney Araújo, mais conhecido como Ney, morador antigo do bairro. Ele fala, em detalhes, como os operários entravam na mata e delimitavam as terras do que viria a se tornar o bairro. “O trabalho deles nas terras consistia em abrir caminhos nas matas para fazer a topografia, o arruamento e organizar a divisão dos lotes que teriam o tamanho padrão de 8 m x 20 m”, explica.