História - O melhor do bairro de Alvarenga, São Bernardo do Campo, SP

História

O Bairro dos Alvarengas é um bairro do município de São Bernardo do Campo. Localiza-se em uma área distante do centro da cidade, é banhado pela represa Billings e está próximo da Reserva Florestal do município de Diadema. Neste bairro está localizada uma sede comercial da Nestlé, o Colégio Termomecanica e Faculdade de Tecnologia Termomecânica (Centro Educacional da Fundação Salvador Arena), o Clube da Ford e o Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo além de empresas de médio porte.

Nos tempos antigos da colonização de São Bernardo do Campo, o transporte fluvial tinha relativa importância. Em virtude de não existirem veículos automotores, as mercadorias dos vales dos rios Bororé, Taquacetuba, Curucutu, Pedra Branca, Capivari, Pequeno, Rio Grande ou Jurubatuba, eram trazidas de barco rios abaixo, a partir das regiões de suas produções, inclusive dos territórios ao sul de Santo Amaro, que pertenciam a São Bernardo (hoje o distrito de Parelheiros), até um ponto ao sul da foz de Taquacetuba no Riacho Grande, onde existia um porto onde ancoravam as Alvarengas (barcos de transportes). Desse ponto existia uma estrada de ligação com São Bernardo, tendo sido denominada pelo povo como Estrada das Alvarengas (assim chamada em função de ligar o Porto das Alvarengas com a cidade), que atravessava a fazenda São Bernardo, dos Frades Beneditinos.

Sua principal via é a Estrada do Alvarenga, ineficiente por possuir trechos estreitos e sem pavimentação (próximo a divisa com Diadema), devido a leis que visam impedir o avanço de moradias irregulares nas áreas de manancial.A via liga a praça Giovane Breda no bairro Assunção à zona sul de São Paulo.

Está em estudo, atualmente, um projeto que traria para a extremidade do bairro uma linha de Metrô Leve, denominado de VLT do ABC. O bairro é cortado por várias linhas de ônibus Municipais e algumas Intermunicipais e Metropolitanas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.