História - O melhor do bairro de Alto da Lapa, São Paulo, SP

ALTO DA LAPA

O Alto da Lapa é um bairro nobre paulistano pertencente ao distrito da Lapa, implantado na década de 1920 pela Cia. City. Está situado à sudoeste do centro da Lapa.

Os bairros de Alto da Lapa e Bela Aliança são conhecidos como City Lapa.

História e características

Com a concepção urbanística do arquiteto e urbanista inglês Barry Parker (jardins internos, traçado sinuoso de ruas, muitas praças e intensa arborização). No ano de 1921 iniciou-se a construção do futuros bairros de Bela Aliança e Alto da Lapa que possuía cerca de 1.342.930 metros quadrados de terreno, sendo foi finalizado em 1929. Fora desenvolvido para a população operária[4], porém acabou a atrair imigrantes bem sucedidos financeiramente.

Devido à diversas restrições de uso do solo criadas pela empresa loteadora, a Cia. City, o bairro apresenta características de bairro-jardim, que na época eram tidas como inovadoras. As regras do Zoneamento da cidade fazem com que o mesmo mantenha suas características originais.

Criada em 1992, a Associação de Amigos e Moradores do Alto da Lapa e Bela Aliança luta pela preservação do traçado original da região e pela sua manutenção como bairro residencial. No final de 2001 conseguiu que o Supremo Tribunal Federal vetasse a construção de um prédio no bairro.

Atualidade

É um bairro nobre sendo classificado pelo CRECI como uma "Zona de Valor B", assim como outras áreas nobres da capital como Aclimação, Cerqueira César, Alto de Santana e Paraíso. No ano de 2010 as residências do bairro foram tombadas pelos institutos Iphan e Condephaat , devido a seus valores arquitetônicos, históricos ou culturais. Por causa disso haverá a conservação da horizontalidade do bairro, da preservação de seu traçado viário e das áreas verdes presentes, trazendo também uma possível valorização.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.